sábado, 18 de agosto de 2012

Centro Histórico de São Salvador (Brasil) - Património da Humanidade de Origem Portuguesa



Centro histórico de São Salvador


São Salvador da Baía localiza-se no extremo leste do Estado da Baía, na Zona do Recôncavo, tendo sido fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil.

Localização de S. Salvador, no Estado da Baía - Brasil


"S. Salvador da Baía foi a primeira capital do Brasil entre 1549 e 1763, ano em que o poder foi transferido para a cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro. Centro político e económico do ciclo da cana-de-açúcar e primeiro mercado negreiro do Novo Mundo, a S. Salvador chegavam, a partir de 1558, os escravos destinados aos trabalhos das plantações.

O porto da cidade, localizado na Bahia de Todos os Santos, era um dos mais importantes sob o ponto de vista comercial e localização estratégica. Ali escalavam todas as frotas que se dirigiam ao Brasil e às feitorias de África, Índia e China.

Baía de Todos os Santos


S. Salvador é considerado o maior conjunto arquitectónico colonial da América Latina e integra cerca de 3.000 imóveis datados dos séculos XVII ao XIX."



O Centro Histórico de São Salvador foi declarado, no ano de 1981, Património da Humanidade, pela UNESCO.

As imagens e os vídeos que se seguem permitem-nos fazer uma ideia do valiosíssimo património, de origem portuguesa, existente no Centro Histórico de  São Salvador ( Baía, Brasil).

Terreiro de Jesus (ao fundo a igreja de São Francisco)


Fachada exterior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco


Interior da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco



Igreja da Ordem Terceira do Carmo


Interior da Igreja da Ordem de Nossa Senhora do Carmo


              Igreja e Convento de Santa Teresa



Casa Câmara e Cadeia (séc. XVIII)



Basílica da Nossa Senhora da Conceição da Praia


Interior da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia









terça-feira, 14 de agosto de 2012

Centro Histórico de Olinda (Brasil) - Património da Humanidade de Origem Portuguesa


"A cidade de Olinda fica na zona costeira do Estado de Pernambuco, a norte do Recife."

Localização de Olinda no Estado de Pernambuco

"Na história da permanência portuguesa no Brasil, a primeira fase caracteriza-se pela exploração da cana-de-açúcar. Deste período decorre a fundação e importância de Olinda, que foi o primeiro estabelecimento e, durante muito tempo, o mais importante centro de comércio do Brasil Setentrional."

"Cerca de cem anos após a sua fundação, a cidade foi invadida pelos holandeses, saqueada e incendiada, tendo cedido a Recife o posto de capital do Estado. O saque e o incêndio, destruiram grande parte dos edifícios e traçado originais.
Após a retirada dos Holandeses na segunda metade do século XVII, Olinda iniciou o período de reconstrução, sendo o centro histórico actual o resultado das construções efectuadas posteriormente."

O Centro Histórico de Olinda foi declarado Património Cultural (UNESCO), no ano de 1982.

As imagens e o vídeo que se seguem permitem fazer uma ideia do património, de origem portuguesa, existente no Centro Histórico de Olinda.

Paço Episcopal



Igreja Nossa Senhora da Misericórdia


Igreja de São Bento


Igreja / Mosteiro de São Bento










domingo, 12 de agosto de 2012

Mazagão (Marrocos) - Património Cultural de Origem Portuguesa


A cidade portuguesa de Mazagão, atual El Jadida, localiza-se em Marrocos, na costa ocidental africana, a sul de Casablanca.

 Localização de Mazagão - El Jadida - Marrocos


"Foi fundada pelos portugueses nos inícios do século XVI como entreposto comercial e militar na rota marítima para a Índia."

"As primeiras obras portuguesas em Mazagão foram realizadas por ordem do rei D. Manuel, que aí mandou erguer um castelo em 1514 ..."

"Considerando-se pouco eficaz o sistema defensivo manuelino, D. João III encomendou ao engenheiro italiano Benedetto de Ravena o projecto de construção de uma cidade fortificada ... Esta fortaleza, fundada em 1541, constitui o primeiro exemplo de arquitectura militar europeia erguida fora da Europa, tendo influenciado as praças portuguesas posteriormente construídas no Norte de África."

"A fortaleza de Mazagão apresenta a forma de um quadrilátero irregular, rematado por quatro frentes abaluartadas. Duas das faces estão viradas à costa e duas ao eixo terrestre, facto que traduz o carácter iminentemente militar e defensivo da construção."

Fortaleza de Mazagão (vista aérea)


"No interior da praça localizavam-se vários equipamentos de assistência como o hospital, a vedoria, os celeiros, o palácio do governador, os armazéns, a cisterna, o chafariz, igrejas e ermidas."




Mazagão (El Jadida) foi declarada Património Cultural, de Origem Portuguesa, no ano 2004, pela UNESCO.

As fotografias e vídeos que se seguem são um convite a um maior conhecimento do património cultural de origem portuguesa, existente em Marrocos.



Cisterna Manuelina da Fortaleza de Mazagão ( El Jadida)



Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção









sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Património Mundial de Origem Portuguesa

A Convenção do Património Mundial estabelece quais os bens naturais e culturais que podem vir a ser inscritos na Lista do Património Mundial, fixando os deveres dos estados membros quanto à identificação desses bens, assim como o desempenho para a proteção e preservação dos mesmos. Ao assinar a Convenção, cada estado compromete-se não só a assegurar a conservação dos bens que se localizam no seu território como a proteger o seu património cultural e natural.

Já foram selecionados onze bens patrimoniais que são testemunhos da presença portuguesa no mundo.

Os referidos bens patrimoniais localizam-se em três continentes - África (Cidade portuguesa de Mazagão na província de El Jadida, Marrocos, Cidade Velha da Ribeira Grande, Cabo Verde, e a Ilha de Moçambique), América (os centros históricos de Olinda, de São Salvador, de Diamantina, de Ouro Preto de Goiás e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos)  e Ásia ( igrejas e conventos de Goa e centro histórico de Macau) que surgiram na sequência dos Descobrimentos, constituindo um legado da cultura portuguesa a outros povos e territórios.

Ilha de Moçambique - Património Mundial de Origem Portuguesa



A Ilha de Moçambique, localizada na costa oriental africana e banhada pelo Oceano Índico, constituiu, nos séculos XV e XVI, um importante ponto estratégico na rota comercial portuguesa para a Índia.
Da presença portuguesa na Ilha de Moçambique salientam-se obras como a Fortaleza de S. Sebastião, o Forte de S. Lourenço, o Fortim de Santo António, a Capela de Nossa Senhora do Baluarte, o Palácio e a Capela de S. Paulo, a Igreja da Misericórdia, o Convento de S. Domingos, a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, o Hospital, entre outros.

As imagens que se seguem pretenden


As imagens e o vídeo que se seguem mostram que vale a pena visitar o legado, de origem portuguesa, existente na ilha de Moçambique.



Museu de arte  sacra


Vista aérea da fortaleza de São Paulo


Igreja de Santo António



Palácio de Santo António (e estátua de Vasco da Gama)


Forte de São Lourenço