"Igreja de Santa Maria Madalena é um templo situado em Olivença. Foi mandada construir por D. Manuel I no século XVI (...)
É um exemplo da beleza e esplendor do estilo Manuelino (...)
O interior apresenta colunas retorcidas, bem como seis retábulosbarrocos com azulejos. Na parte exterior, é também possível observar as chamadas falsas ameias, gárgulas e pináculos, entre outros elementos arquitectónicos (...)
No início do século XVIII, possuía um hospital e um convento franciscano, albergando 25 religiosos. A qualidade das suas águas, captadas no chamado poço de São Francisco, era, na altura, elogiada, chegando os peregrinos a afirmar que era a melhor do Reino de Portugal (...)"
"As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de atividades a nível nacional, a realizar em setembro, acessível gratuitamente ao público, na sua grande maioria.
A Direção-Geral do Património Cultural, entidade responsável pela coordenação do evento a nível nacional propõe, para as Jornadas Europeias do Património de 2012, o tema “O Futuro da Memória”, com o qual pretende promover a aproximação do público ao património cultural, no seu sentido mais amplo, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro.
Com este objetivo, e à semelhança dos anos anteriores, estendeu o convite aos vários agentes públicos e privados, no sentido de se associarem a esta iniciativa através da realização de atividades apelativas e diversificadas."
A data visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário dentro das cidades, de forma a aumentar a qualidade de vida e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, optando por alternativas de transporte como os transportes públicos e bicicletas.
Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu Sem Carros é celebrado através da promoção de diversas ações de sensibilização.
Nas cidades aderentes, algumas ruas são fechadas ao trânsito de forma a pedir aos cidadãos que poupem nas suas deslocações e optem por meios alternativos.
Em Portugal, várias cidades celebraram esse dia, fechando algumas ruas ao tráfego rodoviário e promovendo diversas ações de sensibilização. Uma dessas cidades foi Oeiras, como poderão constatar, pressionando a respetiva hiperligação (Oeiras).
Ao observarem os vídeos que se seguem, ficarão com uma ideia das atividades dinamizadas em algumas cidades / instituições portuguesas.
"As primeiras referências à existência de ouro na região de Ouro Preto surgem no século XVII, quando um mulato de nome Duarte Nunes, ao retirar a gamela que mergulhara nas águas de um rio, observou algumas pedras escuras que estranhamente brilhavam. As ditas pedras chegaram à mão do então governador do Rio de Janeiro, Artur de Sá Meneses, o qual constatou que se tratava de ouro coberto de uma fina camada de óxido de ferro. Em finais do século XVII, uma expedição chegou ao local do achado e, em capela improvisada, foi rezada a primeira missa. Em 1711 já ali existiam diversos arraiais que foram reunidos num só núcleo, a que se deu o nome de Vila Rica de Albuquerque em homenagem a António de Albuquerque, então governador da capitania de S. Paulo e Minas do Ouro. D. João V abreviou o nome para Vila Rica e, mais tarde, o povo alteraria o nome para Ouro Preto, originalmente o nome de um dos arraiais que compunham a vila."
Estado de Minas Gerais (Brasil) - vídeo Youtube
"Ouro Preto destaca-se da generalidade das cidades mineiras do Brasil pela sua condição de sede do governo provincial, pela implantação da Casa dos Contos (a maior casa da Câmara e Cadeia da Colónia), a vida religiosa, o requinte da sociedade educada pelo culto das letras e artes.
Ouro Preto foi o primeiro centro histórico brasileiro a receber a denominação de Património Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO."