Natal é a comemoração da vida, que um Menino chamado Jesus traz todo ano, tentando nascer em nossos corações. É a comemoração do aniversário desse Menino, que há mais de 2 mil anos veio para iluminar nosso caminho. Essa é a grande festa: ela precisa começar dentro do coração de cada um. Feliz Natal para todos.
O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 927 km de comprimento. Este é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica (...) A bacia hidrográfica do Douro tem uma superfície de aproximadamente 18.643 km² em território português o que corresponde a cerca de 19,1% da sua área total que é de 97.603 km².
Adjacentes aos vales destes dois rios encontram-se duas zonas planálticas (essencialmente graníticas), uma a norte com altitudes que rondam os 700-800 metros e outra a sul com altitudes que rondam os 600-700 metros. Os desfiladeiros escavados pelos rios Douro e Águeda são extremamente profundos (chegam a ultrapassar os 200 metros) e de grande beleza, embora diferentes, pois no troço internacional do Douro foram construídas cinco barragens, enquanto o rio Águeda ainda corre livremente. O Parque atinge a altitude máxima (895 metros) bem perto da fronteira norte com Espanha, na Nossa Senhora da Luz, e a altitude mínima (125 metros) mesmo antes de terminar o Parque, próximo de Barca de Alva.
As margens escarpadas, denominadas “arribas”, possuem um riquíssimo valor faunístico, especialmente no que concerne à nidificação das aves: Grifo, Abutre do Egito, Cegonha-preta, Águia-real e Águia de Bonelli, entre outras.
Roteiros turísticos entre o vale do Côa e o Parque Natural do Douro Internacional
O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) é uma área protegida de Portugal, que se estende desde Miranda do Douro até Figueira de Castelo Rodrigo. O parque possui belas paisagens da região, com as suas margens escarpadas e vinhas à beira-rio, um Património Mundial da UNESCO. Nos meses de Fevereiro e Março, com as amendoeiras em flor, o parque fica mais bonito do que nunca, recebendo muitos turistas (...)
A Região Demarcada do Douro, onde se produzem os vinhos correspondentes às denominações de origem “Porto” e “Douro”, abrange 250 mil hectares, dos quais 48 mil são ocupados por vinha, e dela fazem parte 22 municípios. No entanto, apenas 24 mil hectares, ou seja, um décimo dessa área, que engloba treze concelhos, foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Contudo, a zona classificada é representativa da diversidade do Douro, uma vez que inclui espaços do Baixo Corgo, do Cima Corgo e do Douro Superior.
A presença humana no Alto Douro é antiga, como é possível constatar no Parque Arqueológico do Vale do Côa com as suas gravuras paleolíticas classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade.
Parque Arqueológico do Vale do Côa
Museu do Côa
Aproveitando o elevado desnível, sobretudo na zona do Douro Internacional, onde o desnível médio é de 3 m / km, a partir de 1961, foi levado a cabo o aproveitamento hidroelétrico do Douro. Com a construção das barragens, criaram-se grandes albufeiras de águas tranquilas, que vieram incentivar a navegação turística e recreativa, assim como a pesca desportiva. Excluindo-se os períodos de grandes cheias, pode dizer-se que o rio ficou domado definitivamente.
O símbolo de Coimbra: em destaque a Torre da Universidade construída no século XVIII
A Via Latina - construção edificada no século XVIII à frente do chamado Paço do Rei
Parte do Palácio Real designada por Paço dos Infantes, no séc. XVI.
Exterior da Capela de S. Miguel. Porta de acesso à capela, neo-clássica, e portal manuelino. O torreão que
se observa à esquerda marca o limite do Paço Real no séc. XVI
A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas Universidades da Europa. Criada pelo rei D. Dinis em 1290, na cidade de Lisboa, foi transferida definitivamente para Coimbra pelo rei D. João III, em 1537. O rei D. João III cedeu as instalações do Paço Real à Universidade. Nessa altura passou a designar-se o Paço das Escolas. O edifício só foi adquirido pela Universidade, em 1597, a Filipe I, o primeiro rei de domínio espanhol em Portugal. O Paço Real era constituído por três partes distintas: o Paço do Rei, o Paço da Rainha e o Paço dos Infantes que integravam, respetivamente, os aposentos do rei, da rainha e dos infantes. O edifício foi transformado ao longo da sua história, sendo fruto de grande remodelação aquando da reforma pombalina (1772/78).
A Universidade de Coimbra possui aproximadamente 20 mil estudantes, abrigando uma das maiores comunidades de estudantes internacionais em Portugal, sendo a sua universidade mais cosmopolita .
Além disso, é o membro-criador do chamado Grupo Coimbra, uma rede de universidades europeias cujo objetivo é a colaboração académica entre elas.
Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra, a maior cidade da região Centro de Portugal e situada na sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 143 396 habitantes. Sendo o maior núcleo urbano, é centro de referência na região das Beiras, Centro de Portugal com mais de dois milhões de habitantes