quinta-feira, 30 de julho de 2015

Rio Ave: um rio cheio de história(s)



Rio Ave - Vila do Conde


Bacia hidrográfica do Rio Ave
Bacia hidrográfica do Rio Ave, a sul da bacia do Rio Cávado.

Ave é um rio português, que nasce na Serra da Cabreira, concelho de Vieira do Minho, a cerca de 1200 metros de altitude, no Pau da Bela. Percorre cerca de 85 km até desaguar no Oceano Atlântico, em Vila do Conde.
 A sua bacia hidrográfica tem uma área aproximada de 1390 km², abrangendo 15 municípios. O rio banha sucessivamente os concelhos de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde.
Os seus afluentes mais importantes são o rio Este (margem direita) e o rio Vizela (margem esquerda)...


Numa zona de transição entre o Minho e Trás - os - Montes, a Serra da Cabreira, onde nasce o Rio Ave, oferece no seu património e nas tradições das suas gentes, uma série de atrativos difíceis de igualar. Na paisagem montanhosa, os pequenos riachos e as quedas de água fazem, no verão, as delícias dos amantes da natureza.
Existe a possibilidade de percorrer diversos trilhos que se desenvolvem em pleno coração da Serra da Cabreira, onde podemos encontrar verdadeiros tesouros minhotos, com habitações e tradições locais e amplos espaços verdes
                                                                                                     Fonte: http://www.borealis.pt/trilho-de-campos/(adaptação)

Vídeo Youtube  -Vieira do Minho





Vieira do Minho



O Concelho de Vieira do Minho possui grandes potencialidades que tem sido alvo de aproveitamento turístico.
(...) paisagens deslumbrantes, o enquadramento para momentos de lazer diversificados, nomeadamente a prática de BTT, pedestrianismo, orientação, paintball, tiro com arco, escala ... Há ainda lagos azuis que contrastam com o verde e o cinzento granítico da serra ... lagos onde deambula o barco de recreio e se desliza no cabo de ski ...
O património na sua beleza rude e austera, acolhe hoje unidades de turismo em espaço rural, onde o conforto proporcionado permite ao visitante ... o convívio entre a modernidade e a tradição.

                                                                     Fonte:view-source:https://www.mybesthotel.eu/o-que-visitar/guia-turismo-vieira-do-minho/


Vídeo sobre as potencialidades de Vieira do Minho (com uma duração de 9.50 min.)



A Barragem do Ermal é alimentada pelo Rio Ave e foi construída em 1938. (...)
A área envolvente dispõe de excelentes condições para a prática de um turismo de qualidade, nomeadamente, desportos aquáticos como ski aquático através do teleski, gaivotas e canoas.


A Póvoa de Lanhoso é uma Vila Portuguesa do distrito de Braga, região Norte e sub-região Ave, com cerca de 4.600 habitantes.
O concelho da Póvoa de Lanhoso localiza-se entre a margem esquerda do Rio Cávado e a margem direita do Rio Ave. 


Póvoa do Lanhoso (Comunidade Intermunicipal do Ave) - vídeo YouTube

O Santuário de Nossa Senhora do Porto d´ Ave é um complexo religioso situado no lugar de Porto de Ave, freguesia de Taíde, Póvoa de Lanhoso. Inclui, além da igreja, que engloba um museu de arte sacra popular, uma Via Sacra com capelas dedicadas a episódios de vida da Virgem Maria e vários edifícios, originalmente de apoio aos peregrinos.
É local de uma romaria todos os primeiros domingos de setembro.
                                                         Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_Nossa_Senhora_do_Porto_de_Ave.(adaptação)

Vídeo YouTube - Santuário de Nossa Senhora do Porto d´Ave

Guimarães  é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Ave (uma das sub-regiões mais industrializadas do país) ...
O município é limitado, a norte pelo município de Póvoa de Lanhoso, a leste por Fafe, a sul por Felgueiras, Vizela e Santo Tirso, a oeste por Vila Nova de Famalicão e a noroeste por Braga.

Castelo de Guimarães

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
A Guimarães atual soube conciliar, da melhor forma, a história e consequente manutenção do património com o dinamismo e empreendedorismo que caraterizam as cidades modernas.



Guimarães (Comunidade Intermunicipal do Ave) - vídeo YouTube




Localização de Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão nasceu para a história em 1 de Julho de 1205, com o Foral de D. Sancho I (...)

Vila Nova de Famalicão é hoje uma terra frequentemente mencionada como um dos principais centros culturais, comerciais e industriais do país. Situada estrategicamente entre as cidades de Braga, Guimarães e Porto, Famalicão é uma cidade de referência no Baixo Minho e no Vale do Ave (...)

Os castros no cimo dos montes, as pontes que abraçam as margens dos rios, as igrejas que refletem espiritualidade, a nobreza das casas solarengas, os usos e os costumes do amanho da terra, a riqueza do artesanato e da gastronomia são um testemunho vivo de uma comunidade que constrói o futuro a cada momento (...)
                                                                      Fonte: http://www.cm-vnfamalicao.pt/_historia(adaptação)


Vila Nova de Famalicão (CIM do Ave) - YouTube


Santo Tirso é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e à sub-região da Área Metropolitana do Porto.


Percurso do Rio Ave , em Santo Tirso.


Mosteiro de Santo Tirso


O mosteiro está implantado na margem esquerda do rio Ave, na zona baixa da cidade de Santo Tirso (...)
O mosteiro está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
)
O Mosteiro de Santo Tirso, terá sido fundado por volta do ano 978, e no século XII, o conde D. Henrique, doou-lhe as terras que passaram a constituir o Couto do mosteiro, propriedade que se manteve até 1834, quando foram extintas as ordens religiosas.


Mosteiro de Santo Tirso - YouTube

 (Santo Tirso) De 978 até 1834 constituiu um couto cuja sede era o Mosteiro de Santo Tirso, possuíndo propriedades por todo o Entre Douro e Minho. De 1836 até 1998, o atual concelho da Trofa, esteve integrado no de Santo Tirso, que era, por isso, um dos 20 mais populosos do país. A cidade de Santo Tirso foi o berço da industrialização do têxtil em Portugal. A fábrica Fiação e Tecidos Rio Vizela, fundada em 1845, nas freguesias de Vila das Aves e São Tomé de Negrelos, foi a primeira unidade do ramo no país, chegando também a ser maior fábrica portuguesa.

Horizontes da Memória - Santo Tirso - Ora et labora - 2002

A Trofa é um concelho recente, mas a sua história nasce bem antes da constituição da nacionalidade (...)

São inúmeros os testemunhos de época pré-histórica, desde os machados da Abelheira até ás gravuras do Monte de São Gens, passando pelo material lítico encontrado na antiga Estação de Caminho de Ferro e pelas mamoas de São Pantaleão e Alvarelhos.
Em época romana o território do concelho da Trofa foi atravessado por uma estrada estruturante para a administração desse tempo e que legou dois testemunhos de excepção; o Castro de Alvarelhos e os Marcos Miliários (classificados como Monumentos Nacionais).

Trofa, uma cidade com forte atividade industrial 

Localizada na margem Norte da foz do Rio Ave, Vila do Conde é um importante centro industrial, porto de pesca e zona balnear e turística, configurando um dos principais e mais procurados centros balneares do país (...)
A povoação de Vila do Conde é muito antiga, anterior à fundação de Portugal (...)
Dom Sancho I apaixonou-se por Dona Maria Pais levando a que a vila passe a estar na posse desta. A sua tetraneta, Dona Teresa Martins e o seu esposo Afonso Sanches, filho ilegítimo de Dom Dinis, fundam o Real Mosteiro de Santa Clara, em 1318.

Dom Manuel I concedeu-lhe foral em 1516 (...)

No século XIX, as Invasões Francesas causaram grandes danos à população. Em 1987 é elevada à categoria de cidade.
                                                                 Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_do_Conde(adaptação)


Horizontes da Memória - Vila do Conde, Espraiada - 2001