Acerca de mim

Este blog foi criado com a intenção de facilitar a interação com os alunos na realização de trabalhos extra-aula. Visa também reunir, no mesmo espaço, diversos recursos, de interesse geográfico.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Rio Tejo - impacto das barragens e de outras infraestruturas




As barragens construídas no curso médio-baixo (do Rio Tejo) constituem um factor de alteração do regime hidrológico, dada a intensa regulação a que é sujeito o seu caudal. A retenção do rio é especialmente visível no troço que vai de Talavera de la Reina até à fronteira entre Espanha e Portugal, de aproximadamente 300 km.
Nesta parte, o rio segue através de uma sucessão de represas (Azután, Valdecañas, Torrejón-Tajo, Alcántara e Cedillo), que se vão ligando umas às outras.
Barragem de Fratel (Portugal)
As barragens construídas na bacia do rio Tejo têm cinco usos principais:

O Transvase Tejo-Segura é uma das infraestruturas que mais contribuíram para modificar o regime hidrológico do Tejo.[18] É regulado através das barragens de Entrepeñas e Buendía, que desviam as águas do rio para a zona sudeste de Espanha. Aí são utilizadas principalmente para rega e abastecimento de água potável em áreas com forte turismo.

Central Nuclear de Almaraz (Espanha)

A refrigeração de centrais nucleares espanholas, na bacia do Rio Tejo, nomeadamente a Central de Almaraz, em Cáceres, tem suscitado inúmeras preocupações manifestadas por diversas Organizações Não Governamentais (ONG), nomeadamente pela QUERCUS.


Outra utilização das barragens é a produção de energia hidrica que é efetuada através da construção de centrais hidroelétricas, de grande e média capacidade, que represam a água dos rios. Estas centrais, usam a energia da diferença de nível entre a albufeira e o rio, a jusante da central, que fazem rodar as turbinas e os respetivos geradores, gerando eletricidade.

A produção de energia hídrica tem vantagens e desvantagens.

Vantagens da energia hídrica:
- é uma energia renovável, isto é, não se esgota;
- o seu custo de produção é baixo;
- não polui o ambiente;
- proporciona o desenvolvimento local (fomento de atividades de lazer e de turismo, etc.);
- Permite uma forma de abastecimento local para regadio;
(...)

Desvantagens da energia hídrica:

- provoca a erosão dos solos, afetando a vegetação local.
- pode provocar a deslocação de populações ribeirinhas.
- a sua construção exige a formação de grandes reservatórios de água que acabam por provocar profundas alterações nos ecossistemas.
- elevados custos de instalações e de desativação.
- (...)





Sem comentários:

Enviar um comentário