Acerca de mim

Este blog foi criado com a intenção de facilitar a interação com os alunos na realização de trabalhos extra-aula. Visa também reunir, no mesmo espaço, diversos recursos, de interesse geográfico.

domingo, 20 de junho de 2021

 

Viagem apostólica do Papa Francisco ao Iraque

- Realizada entre 5 e 8 de março de 2021-

(Alguns excertos e outros documentos)

"Vou como peregrino da paz, em busca de fraternidade, animado pelo desejo de rezar e caminhar juntos, com irmãos de outras tradições religiosas, unidas pelo pai Abraão, que reúne numa só família, muçulmanos, judeus e cristãos"

"Vou como peregrino, como peregrino penitente para implorar do Senhor perdão e reconciliação depois destes anos de guerra e terrorismo, para pedir a Deus, a consolação dos corações e a cura das feridas. 

(...) chego ao vosso meio como peregrino de paz, que repete: «Vós sois todos irmãos»

(Mt 23, 8). 


Localização do Iraque 
País do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, a sul pelo Golfo Pérsico, pelo Koweit e pela Arábia Saudita e a oeste pela Síria. A sua capital é a cidade de Bagdad, no centro do país, nas margens do rio Tigre.


Locais visitados pelo Papa Francisco

Viagem do Papa Francisco ao Iraque. 

Comentário de Aura Miguel, jornalista da RR



“Deus escuta sempre”

Papa Francisco pede paz, às minorias religiosas, no Iraque.

(Duração: 5.04 min.)


Papa Francisco e Aiatola Ali al-Sistani  encontraram-se no Iraque


Duração do vídeo: 4.24 min.

A viagem do Papa ao Iraque, nas mais belas imagens.


E a viagem chega ao fim
(duração: 1.34 min.)

MENSAGEM EM VÍDEO DO PAPA FRANCISCO
POR OCASIÃO DA VIAGEM APOSTÓLICA AO IRAQU

(alguns excertos)

Queridos irmãos e irmãs cristãos, que testemunhastes a fé em Jesus no meio de provas muito duras, aguardo ansiosamente por vos ver. 

Conservais, ainda no olhar, as imagens de casas destruídas e igrejas profanadas e, no coração, as feridas de afetos largados e casas abandonadas. 

Quero levar-vos o carinho afetuoso de toda a Igreja, que está solidária convosco e com o Médio Oriente atormentado (...) Não nos rendamos à vista do mal que se difunde; as antigas fontes de sabedoria das vossas terras apontam para outra direção, isto é, para fazer como Abraão que, apesar de deixar tudo, nunca perdeu a esperança (cf. Rm 4, 18); confiando em Deus, deu vida a uma descendência numerosa como as estrelas do céu. Queridos irmãos e irmãs, contemplemos as estrelas. Nelas, está a nossa promessa.

(...)


GLORIA IN EXCELSIS DEO. Antonio Vivaldi. Director: Antonio Fauró

Localização de Nínive

(...) Inscrições extraordinárias de 2.700 anos foram descobertas sob o túmulo de Jonas, que foi vandalizado pelo "Estado Islâmico" quando  invadiram a cidade de Nínive em 2014.

 (...) Das vossas partes, em Nínive, ressoou a profecia de Jonas, que impediu a destruição e levou uma nova esperança, a esperança de Deus.

Deixemo-nos contagiar por esta esperança, que anima a reconstruir e recomeçar. E, nestes duros tempos de pandemia, ajudemo-nos a reforçar a fraternidade, para construir juntos um futuro de paz (...)

(...) milénios atrás, Abraão começou o seu caminhohoje cabe a nós continuá-lo, com o mesmo espírito, percorrendo juntos os caminhos da paz! Para isso, invoco, sobre todos vós, a paz e a bênção do Altíssimo. E a vós todos, peço para fazerdes o mesmo que Abraão: caminhar na esperança e nunca deixar de contemplar as estrelas. E a todos peço, por favor, que me acompanheis com a oração. Shukran [obrigado] !

Papa Francisco (excerto)


Programa 70x7 - 28 de Fevereiro de 2021 
                     

 


André Rieu & Mirusia - Ave Maria

 

 








 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário