terça-feira, 17 de julho de 2012

Centro Histórico do Porto


Classificado como Património Mundial, desde 1996, o Centro Histórico do Porto desenvolve-se sobre as colinas que dominam o Rio Douro, a juzante.









 Vídeo YouTube

A Sé Catedral do Porto é um edifício de estrutura romano-gótica, dos séc. XII e XIII, tendo sofrido grandes remodelações no período barroco (séc. XVII-XVIII).  No interior conserva ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza, com ameias. É de destacar a bela rosácea (séc. XII) e a loggia ou galilé lateral (1736), obra de Nicolau Nasoni, voltada para a cidade. Junto ás portas encontram-se monumentais pias de água benta, dos finais do séc. XVII. Junto à pia baptismal seiscentista, há um baixo relevo de Teixeira Lopes (Pai).

     

 Sé Catedral do Porto


O Pelourinho da Sé foi colocado pela Câmara Municipal do Porto em 1945 depois de terminadas as obras de reestruturação da zona envolvente da Sé.

A Igreja  dos Grilos foi edificada no séc XVI em estilo maneirista. Pertencia ao Colégio da Companhia de Jesus e o frontal ostenta o seu emblema. Despois da expulsão dos Jesuítas foi vendido aos Agostinhos Descalços, conhecidos por Frades Grilos, que aqui permaneceram até 1832.

Igreja dos Grilos

Situada bem no centro histórico do Porto, a Praça da Ribeira, junto ao Cais com o mesmo nome, é das praças mais antigas da cidade, já mencionada em cartas régias em 1389, embora com uma traça diferente da de hoje em dia.

Cais da Ribeira


No alto da Pena Ventosa, as escavações arqueológicas revelaram ocupação romana, o que reforça a ideia de ser nesta zona o início a cidade de Porto e da existência de uma fortificação, conquistada aos muçulmanos no ano 868.



Muralha Fernadina

A Igreja de Santa Clara, no Porto, pertenceu ao antigo convento do mesmo nome, fundado por D. João I, em 1416. Esta igreja terá ficado concluída em 1457, e modificada nos séculos XVII e XVIII.


A Igreja de São Francisco, (localizada no Centro Histórico do Porto) é constituído por três naves, apresentando um modelo de planta característico dos templos góticos construídos no país, a partir do século XIII.



Igreja de São Francisco (Porto)


Igreja dos Clérigos é um edifício barroco projetado pelo arquitecto Nicolau Nasoni.

Igreja dos Clérigos


Interior da Igreja dos Clérigos


A estação de comboios de São Bento, no Porto, foi considerada uma das 14 mais belas do mundo pela revista norte-americana Travel+Leisure. Os painéis de azulejos azuis e brancos de Jorge Colaço, que enchem as paredes desta estação da Linha do Norte, colocaram o edifício na mesma lista de outras paragens ferroviárias como a neoclássica Gare du Nord, em Paris, ou Atocha, em Madrid.
Fonte:Madrid.http://aidaespacohistoria.blogspot.pt/2011/08/estacao-de-comboios-de-s-bento.html (adaptação)


                                                        




A Livraria Lello é considerada uma das mais belas livrarias do mundo. A centenária Lello localiza-se na Rua das Carmelitas, no Porto.


Livraria Lello


Interior da Livraria Lello


Vídeo YouTube


Vídeo YouTube

Concebido segundo projeto do engenheiro Xavier Esteves, a Livraria Lello é um dos mais emblemáticos edifícios do neogótico portuense, destacando-se fortemente na paisagem urbana envolvente. Trata-se de um conjunto em que a arquitetura e os elementos decorativos deixam transparecer o estilo dominante no início de século XX.

Vídeos YouTube sobre o Centro Histórico do Porto









  

 




Sem comentários:

Enviar um comentário