Neste Natal reciclemos o nosso coração, contribuindo para o bem-estar das pessoas que nos rodeiam e para um ambiente melhor, mais sustentável.
Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
O Natal é muito mais que uma data ou um dia no calendário. É uma jornada do espírito, das trevas para a luz, do caos para a paz da separação para a união do amor" Karen Katafiasz
O Tejo delimita a fronteira entre Espanha e Portugal, num troço caracterizado por núcleos urbanos pouco relevantes com a excepção de Herrera de Alcántara e Cedillo, muito próximo da fronteira (em Terras de Espanha).
Quando o Tejo entra em Portugal, já tem uma cota abaixo dos 100 m.
Considerado um dos mais relevantes da Europa, o Parque Natural do Tejo Internacional tem um património natural riquíssimo devido à sua biodiversidade e que permanece ainda em estado puro.
No seu ecossistema foram já inventariadas 154 espécies de aves, o que o torna um local de interesse significativo para os amantes de avifauna; 44 espécies de mamíferos; 15 espécies de anfíbios, das 17 existentes em Portugal; 20 espécies de répteis, das 27 presentes no território nacional; 12 espécies de peixes e 153 espécies de insectos. Muitas destas são espécies raras, algumas encontram-se mesmo em vias de extinção e, por isso, esta é uma área protegida.
No Parque Natural do Tejo Internacional coexistem harmoniosamente centenas de espécies animais e vegetais com núcleos humanos tradicionais. Aqui e além, há lugarejos rústicos e quase despovoados, mas há também aldeias renovadas, com casario cuidado.
Aceite os desafios que a Naturtejo lhe propõe e venha conhecer o primeiro geoparque português, sob os auspícios da UNESCO. Aqui, as rochas, o ar puro, os aromas silvestres, os sons da natureza e a cultura milenar tranquilizam o corpo e a mente.
O Geopark Naturtejo, expoente de Turismo de Natureza no Centro de Portugal, convida-o a descobrir dezasseis geossítios e um território de exuberante património natural, histórico e cultural
Localização da cidade de Abrantes na região centro - Portugal
Abrantes ergue-se numa colina na margem direita do rio Tejo, à altitude média de 1 metro, dominando todo o vale desde o oeste de Belver (concelho do Gavião) até Constância.
Vídeo sobre o Castelo da Almourol - Vila Nova da Barquinha
O distrito de Santarém está inserido no fértil Vale do Tejo, encontrando-se Santarém, a sua capital administrativa, a menos de 80 Km da Grande Lisboa. Santarém esteve sempre presente nos principais momentos da história de Portugal. Aqui nasceram príncipes, viveram reis, reuniram-se cortes do reino, decorreram batalhas, construíram-se torres e mosteiros, templos e palácios dos mais belos do país. Apelidada de “Capital do Gótico”.
As origens de Salvaterra de Magos são bem antigas, não fosse esta uma região fértil e com diversos cursos de água ( ...)
Nesta vila cercada por férteis lezírias povoadas por Cavalos, um dos maiores bens da região, vale a pena conhecer o que ainda resta do Paço Real, nomeadamente a Capela e a Falcoaria, e também a Igreja Paroquial de S. Paulo, datada de 1296, a Igreja da Misericórdia do século XVII, a bonita Fonte do Arneiro de 1711, a grandiosa Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia, segundo projecto de Gustave Eiffel, datada de 1903, e um dos locais mais célebres da localidade, a Praça de Touros de Salvaterra de Magos, inaugurada em 1920 e ainda hoje uma das Praças com mais espectáculos tauromáquicos ao longo do ano. (...)
(O Rio Tejo) "Desagua no Oceano Atlântico, formando o estuário o chamado Mar da Palha, o mais importante da Península Ibérica, tanto pelas dimensões como pela relevância sociodemográfica. Na parte norte, este espaço está protegido legalmente mediante a Reserva Natural do Estuário do Tejo, criada em 1916, com uma área de 14 560 hectares.
Aqui se integram zonas húmidas, lodos, salinas, ilhotas e terrenos agrícolas que, a cada inverno, dão abrigo a cerca de 80.000 aves. A vila de Alcochete, situada na margem esquerda do estuário, pode ser considerada como a principal localidade de referência deste espaço protegido.
O rio prossegue até Lisboa, sob a ponte Vasco da Gama, considerada a mais comprida da Europa. Tem 17,2 km de comprimento, 10 dos quais sobre o leito do rio. Liga desde 1998 as cidades de Montijo e Sacavém, integradas na área metropolitana de Lisboa.
Passada a ponte, surge logo à direita Lisboa. Conforme se aproxima da capital portuguesa, a largura do estuário vai pouco a pouco reduzindo-se. Num dos pontos mais estreitos foi construído a Ponte 25 de Abril, que também tem grande interesse arquitectónico e estrutural. Foi inaugurada em 1966 e tem um comprimento de quase 2 km, ligando Lisboa e Almada.