sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Percurso do Rio Tejo por Terras de Portugal - um percurso cheio de história (s)

O Tejo delimita a fronteira entre Espanha e Portugal, num troço caracterizado por núcleos urbanos pouco relevantes com a excepção de Herrera de Alcántara e Cedillo, muito próximo da fronteira (em Terras de Espanha).

Quando o Tejo entra em Portugal, já tem uma cota abaixo dos 100 m.
 Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Tejo (adaptação)




Considerado um dos mais relevantes da Europa, o Parque Natural do Tejo Internacional tem um património natural riquíssimo devido à sua biodiversidade e que permanece ainda em estado puro.

No seu ecossistema foram já inventariadas 154 espécies de aves, o que o torna um local de interesse significativo para os amantes de avifauna; 44 espécies de mamíferos; 15 espécies de anfíbios, das 17 existentes em Portugal; 20 espécies de répteis, das 27 presentes no território nacional; 12 espécies de peixes e 153 espécies de insectos. Muitas destas são espécies raras, algumas encontram-se mesmo em vias de extinção e, por isso, esta é uma área protegida.

No Parque Natural do Tejo Internacional coexistem harmoniosamente centenas de espécies animais e vegetais com núcleos humanos tradicionais. Aqui e além, há lugarejos rústicos e quase despovoados, mas há também aldeias renovadas, com casario cuidado.





Aceite os desafios que a Naturtejo lhe propõe e venha conhecer o primeiro geoparque português, sob os auspícios da UNESCO. Aqui, as rochas, o ar puro, os aromas silvestres, os sons da natureza e a cultura milenar tranquilizam o corpo e a mente.


O Geopark Naturtejo, expoente de Turismo de Natureza no Centro de Portugal, convida-o a descobrir dezasseis geossítios e um território de exuberante património natural, histórico e cultural

                                                                  Fonte: http://historico.ensino.eu/2007/ago2007/suplemento.html




 Vila Velha de Ródão é a primeira localidade importante que o rio encontra em Portugal.


As Portas de Ródão são uma formação geológica situada perto de Vila Velha de Ródão, resultante da intersecção do duro relevo quartzítico da Serra das Talhadas com o curso do rio Tejo. Neste local há um estreitamento do vale, que aqui corre entre duas paredes escarpadas, que atingem cerca de 170 m de altura, fazendo lembrar duas "portas", uma a norte no distrito de Castelo Branco, Beira Baixa, e outra a sul no concelho de Nisa, distrito de Portalegre, Alto Alentejo.



Localização de Vila Velha de Ródão - Portugal





Abrantes é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na sub-região do Médio Tejo.



Localização da cidade de Abrantes na região centro - Portugal

Abrantes ergue-se numa colina na margem direita do rio Tejo, à altitude média de 1 metro, dominando todo o vale desde o oeste de Belver (concelho do Gavião) até Constância.

Cidade de Abrantes na margem direita do rio Tejo


Castelo de Abrantes
Rua e casario na Cidade de Abrantes




Vídeo sobre Abrantes

Em Constância, o Rio Tejo recebe como afluente, o Rio Zêzere (que nasce na Serra da Estrela, a serra de maior altitude, em Portugal continental).



Constância - Portugal


Vídeo sobre Constãncia - Portugal

Segue-se Vila Nova da Barquinha, uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo.



Localização de Vila Nova da Barquinha _ Portugal




Vídeo sobre o Castelo da Almourol - Vila Nova da Barquinha

O distrito de Santarém está inserido no fértil Vale do Tejo, encontrando-se Santarém, a sua capital administrativa, a menos de 80 Km da Grande Lisboa. Santarém esteve sempre presente nos principais momentos da história de Portugal. Aqui nasceram príncipes, viveram reis, reuniram-se cortes do reino, decorreram batalhas, construíram-se torres e mosteiros, templos e palácios dos mais belos do país. Apelidada de “Capital do Gótico”.




Localização do distrito de Santarém - Portugal



Santarém - capital do Ribatejo (na margem direita do Rio Tejo)




Igreja da Graça - Santarém

As origens de Salvaterra de Magos são bem antigas, não fosse esta uma região fértil e com diversos cursos de água ( ...)
Nesta vila cercada por férteis lezírias povoadas por Cavalos, um dos maiores bens da região, vale a pena conhecer o que ainda resta do Paço Real, nomeadamente a Capela e a Falcoaria, e também a Igreja Paroquial de S. Paulo, datada de 1296, a Igreja da Misericórdia do século XVII, a bonita Fonte do Arneiro de 1711, a grandiosa Ponte Ferroviária Rainha Dona Amélia, segundo projecto de Gustave Eiffel, datada de 1903, e um dos locais mais célebres da localidade, a Praça de Touros de Salvaterra de Magos, inaugurada em 1920 e ainda hoje uma das Praças com mais espectáculos tauromáquicos ao longo do ano. (...)

                                                                            Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvaterra_de_Magos


Salvaterra de Magos - Santarém 

Localização de Salvaterra de Magos e outras localidades - Distrito de Santarém

                                                   



Vila Franca de Xira é um município português no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com cerca de 18 100 habitantes. (...)
O município com 317,68 km² de área e 136 886 habitantes (2011[1]), é subdividido em 11 freguesias. O município é limitado ... a sul pelo estuário do Tejo (...)




 Imagem parcial de Vila Franca de Xira




Companhia das Lezírias


(O Rio Tejo) "Desagua no Oceano Atlântico, formando o estuário o chamado Mar da Palha, o mais importante da Península Ibérica, tanto pelas dimensões como pela relevância sociodemográfica. Na parte norte, este espaço está protegido legalmente mediante a Reserva Natural do Estuário do Tejo, criada em 1916, com uma área de 14 560 hectares.

Aqui se integram zonas húmidas, lodos, salinas, ilhotas e terrenos agrícolas que, a cada inverno, dão abrigo a cerca de 80.000 aves. A vila de Alcochete, situada na margem esquerda do estuário, pode ser considerada como a principal localidade de referência deste espaço protegido.

O rio prossegue até Lisboa, sob a ponte Vasco da Gama, considerada a mais comprida da Europa. Tem 17,2 km de comprimento, 10 dos quais sobre o leito do rio. Liga desde 1998 as cidades de Montijo e Sacavém, integradas na área metropolitana de Lisboa.

Passada a ponte, surge logo à direita Lisboa. Conforme se aproxima da capital portuguesa, a largura do estuário vai pouco a pouco reduzindo-se. Num dos pontos mais estreitos foi construído a Ponte 25 de Abril, que também tem grande interesse arquitectónico e estrutural. Foi inaugurada em 1966 e tem um comprimento de quase 2 km, ligando Lisboa e Almada.
O rio bordeja a parte oriental e meridional de Lisboa, onde se encontram diversos monumentos, erigidos praticamente na margem, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, ambos de estilo manuelino, declarados Património da Humanidade. No seu final, já na fronteira com o mar, encontra-se uma pequena ilha com o Forte de São Lourenço e Farol do Bugio".




Vídeo - Mosteiro dos Jerónimos - Património da Humanidade

Torre de Belém - Património da Humanidade


Farol do Bugio

Vídeo - Forte de São Lourenço do Bugio



Estuário do Tejo (sistema de observação operacional)

Vídeo - Reserva natural do Rio Tejo

estuário do rio Tejo é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um santuário para peixesmoluscoscrustáceos e, sobretudo, para aves, que nele se detém quando de sua migração entre o Norte da Europa e a África. É o maior estuário da Europa Ocidental, com cerca de 34 mil hectares, e alberga regularmente 50 mil aves aquáticas invernantes (flamingospatos, aves limícolas, etc.).
(...)


Reserva natural do estuário do rio Tejo


Vídeo - Golfinhos no Tejo

Sem comentários:

Enviar um comentário