Acerca de mim

Este blog foi criado com a intenção de facilitar a interação com os alunos na realização de trabalhos extra-aula. Visa também reunir, no mesmo espaço, diversos recursos, de interesse geográfico.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Rio Douro - um percurso cheio de história(s) por terras de Portugal


Arribas do Douro - Parque Natural do Douro Internacional




Alto Douro Vinhateiro


Rio Douro, entre a cidade do Porto (à direita) e a cidade de Gaia (à esquerda)



Trajeto dos cruzeiros no Douro (da foz até Barca d´Alva)

rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 927 km de comprimento. Este é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica (...)

bacia hidrográfica do Douro tem uma superfície de aproximadamente 18.643 km² em território português o que corresponde a cerca de 19,1% da sua área total que é de 97.603 km².


                                                                                                       Fonte;http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Douro


Bacia hidrográfica do Douro


A bacia hidrográfica do rio Douro é a bacia nacional que apresenta o maior valor de escoamento  na sua   foz, em termos de volume de águas. Tem numerosos afluentes em território nacional, sendo os mais   importantes, na margem direita, o Sabor, o Tua, o Corgo, o Tâmega e Sousa, que correm quase todos de   nordeste para sudoeste, e na margem esquerda, o Águeda, o Coa, o Távora, Varosa, o Paiva e Arda, que  correm numa direção perpendicular às margens, isto é, aproximadamente de sudoeste para nordeste.   Todos estes afluentes são rios de planalto, com grandes  ressaltos no seu leito e forte poder erosivo, bem  evidenciado pelos vales encaixados e gargantas profundas que quase todos possuem.

                                                                              Fonte:http://www.infopedia.pt/$rio-douro (adaptação)



Rio Douro, junto de Miranda do  Douro 



Integrando os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada-à-Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro, o Parque Natural do Douro Internacional abrange os 122 quilómetros de troço fronteiriço do Rio Douro e do seu afluente, o Rio Águeda.

Adjacentes aos vales destes dois rios encontram-se duas zonas planálticas (essencialmente graníticas), uma a norte com altitudes que rondam os 700-800 metros e outra a sul com altitudes que rondam os 600-700 metros. Os desfiladeiros escavados pelos rios Douro e Águeda são extremamente profundos (chegam a ultrapassar os 200 metros) e de grande beleza, embora diferentes, pois no troço internacional do Douro foram construídas cinco barragens, enquanto o rio Águeda ainda corre livremente. O Parque atinge a altitude máxima (895 metros) bem perto da fronteira norte com Espanha, na Nossa Senhora da Luz, e a altitude mínima (125 metros) mesmo antes de terminar o Parque, próximo de Barca de Alva.

As margens escarpadas, denominadas “arribas”, possuem um riquíssimo valor faunístico, especialmente no que concerne à nidificação das aves: Grifo, Abutre do Egito, Cegonha-preta, Águia-real e Águia de Bonelli, entre outras.

O Parque Natural do Douro Internacional tem a sua sede em Mogadouro, e duas filiais, uma em Figueira de Castelo Rodrigo e outra em Miranda do Douro.
                                                       Fonte: http://dourovalley.eu/poi?id=3618 (adaptação)


 Abutres-Douro Internacional 



Roteiros turísticos entre o vale do Côa e o Parque Natural do Douro Internacional 

Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) é uma área protegida de Portugal, que se estende desde Miranda do Douro até Figueira de Castelo Rodrigo. O parque possui belas paisagens da região, com as suas margens escarpadas e vinhas à beira-rio, um Património Mundial da UNESCO. Nos meses de Fevereiro e Março, com as amendoeiras em flor, o parque fica mais bonito do que nunca, recebendo muitos turistas (...)
                                  
   Fonte: http://wikitravel.org/pt/Parque_Natural_do_Douro_Internacional (adaptação)




Região Demarcada do Douro





A Região Demarcada do Douro, onde se produzem os vinhos correspondentes às denominações de origem “Porto” e “Douro”, abrange 250 mil hectares, dos quais 48 mil são ocupados por vinha, e dela fazem parte 22 municípios. No entanto, apenas 24 mil hectares, ou seja, um décimo dessa área, que engloba treze concelhos, foi classificado pela UNESCO como Património Mundial. Contudo, a zona classificada é representativa da diversidade do Douro, uma vez que inclui espaços do Baixo Corgo, do Cima Corgo e do Douro Superior. 
(...)
Os treze concelhos que fazem parte da zona distinguida pela UNESCO são Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real, estendendo-se ao longo das encostas do rio Douro e dos seus afluentes, Varosa, Corgo, Távora, Torto e Pinhão.

      Fonte: http://www.douro-turismo.pt/patrimonio-mundial.php (adaptação)



Douro - Património Mundial - Iniciativa RTP



Essência do Vinho 



Projeto Alto Douro 



Prémio Douro Empreendedor (Vídeo YouTube)




Festa das Vindimas -  Douro Film Harvest


 A presença humana no Alto Douro é antiga, como é possível constatar no Parque Arqueológico do Vale do Côa com as suas gravuras paleolíticas classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade.


Parque Arqueológico do Vale do Côa



Museu do Côa 

Aproveitando o elevado desnível, sobretudo na zona do Douro Internacional, onde o desnível médio é de 3 m / km, a partir de 1961, foi levado a cabo o aproveitamento hidroelétrico do Douro. Com a construção das barragens, criaram-se grandes albufeiras de águas tranquilas, que vieram incentivar a navegação turística e recreativa, assim como a pesca desportiva. Excluindo-se os períodos de grandes cheias, pode dizer-se que o rio ficou domado definitivamente.
No troço nacional do Douro, a instalação de eclusas em paralelo com as barragens hidroelétricas (ex. Miranda, Picote, Bemposta, Pocinho, Valeira, Régua - Bagaúste, Carrapatelo, Crestuma - Lever) permitiu a criação de um canal de navegação fluvio - marítimo.
Barragem da Bemposta - Alto Douro

No troço nacional do Douro encontramos algumas vilas e cidades, nomeadamente  Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo,  Pinhão,  São João de Pesqueira, Lamego, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia, Porto.



Localização dos distritos de Portugal 


Miranda do Douro





Localização de Miranda do Douro (no distrito de Bragança)




Vila Nova de Foz Côa 



Convento de Santa Maria de Aguiar - Figueira de Castelo Rodrigo



Figueira de Castelo Rodrigo




Localização de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo rodrigo (no distrito da Guarda)




Confluência dos rios Pinhão e Douro 



Localização da Vila de Pinhão (pertencente ao concelho de Alijó e ao distrito de Vila Real)



Peso da Régua 



Localização da cidade do Peso da Régua (distrito de Vila Real)





São João da Pesqueira 



Localização de São João da Pesqueira e de Lamego (no distrito de Viseu)


Lamego



Localização do distrito do Porto e respetivos concelhos relativamente aos distritos limítrofes



As Cidades do Porto e de Gaia (nas margens direita e esquerda do Rio Douro respetivamente)



Localização do concelho de Vila Nova de Gaia e respetivas freguesias, na margem esquerda do Rio Douro, junto à foz.



Cidade do Porto 


Um local denominado Património Mundial é reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como de mundial importância para a preservação dos patrimónios históricos e naturais de diversos países. Na 37.ª sessão do Comité do Património Mundial, entre Junho e Julho de 2013, ficaram a ser 16 os sítios ou conjuntos de sítios considerados Património Mundial em Portugal.
                                              

Ao longo do seu percurso, o Rio Douro atravessa três sítios considerados pela Unesco património da humanidade: o centro histórico da cidade do Porto, a Arte Rupestre do Vale do Côa e o Alto Douro Vinhateiro. O Vale do Douro constitui por isso, um excelente itinerário de férias, onde às belíssimas paisagens naturais se associa um valioso património cultural.



Douro - um destino turístico de excelência










Sem comentários:

Enviar um comentário