sábado, 23 de agosto de 2014

Rio Cávado: um percurso cheio de história(s)

Rio Cávado na Ponte do Bico

Localização do Rio Cávado (nas secções média e inferior), a sul do Rio Lima.



Bacia hidrográfica do rio Cávado

rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 m, passa pelos concelhos de MontalegreTerras de BouroVieira do MinhoAmaresPóvoa de LanhosoVila VerdeBragaBarcelosEsposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 km.

bacia hidrográfica do rio Cávado é limitada, a norte, pela bacia hidrográfica do rio Neiva e do rio Lima e, a este e sul, pelas bacias do rio Douro e do rio Ave; tem uma área de 1600 km².
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_C%C3%A1vado (Adaptação)




Localização da barragem da Caniçada - Rio Cávado


Barragem da Caniçada - Rio Cávado - Vídeo YouTube

Com uma localização única no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, a Pousada de São Bento tem uma vista privilegiada para o Rio Cávado e para a tranquila Barragem da Caniçada.

Vídeo YouTube



Localização de Montalegre e da Serra do Larouco, onde nasce o Rio Cávado.


Localização de Montalegre, na margem esquerda do Rio Cávado.
Montalegre é uma vila portuguesa no Distrito de Vila Real, Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, com cerca de 1 800 habitantes.
O concelho de Montalegre é um dos dois concelhos do Barroso. Um pouco mais de 26,25% da superfície do concelho faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
No topo de um monte granítico, de onde se descortinam as serras do Gerês (a Oeste) e do Larouco (a Leste) e o curso do rio Cávado (a Norte), o castelo domina a povoação, a poucos quilómetros da fronteira com a Galiza.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Montalegre (adaptação)





É uma infraestrutura construída durante o Fontismo entre 1863 e 1867. A ponte ficou assim conhecida por se encontrar na desembocadura do rio Homem e o rio Cávado, no local secularmente conhecido por “Vau do Bico”. Permitiu a ligação neste local entre os concelhos de Braga, Amares e Vila Verde. Apresenta oito arcos ... robustíssimos, reforçados por talhamares cilíndricos.


Terras de Bouro é uma vila portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Cávado, com cerca de 700 habitantes.
É sede de um município com 277,46 km² de área 7 253 habitantes (2011 ), subdividido em 14 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ponte da Barca e pela Espanha, a leste por Montalegre, a sul por Vieira do Minho, a sudoeste por Amares e a oeste por Vila Verde.


O concelho de Terras de Bouro, situado em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e percorrido pelas bacias do Cávado e Homem, é riquíssimo em história, tradições e paisagens deslumbrantes. Na época medieval, as comunidades de Terras de Bouro beneficiaram da Carta de privilégio de D. Dinis ...


Terras de Bouro - YouTube
Vieira do Minho é uma vila portuguesa no Distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Ave...
É sede de um município com 218,05 km² de área e 12 997 habitantes (Censos 2011) , subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Terras de Bouro, a norte e leste por Montalegre, a sueste por Cabeceiras de Basto, a sul por Fafe, a sudoeste por Póvoa de Lanhoso e a noroeste por Amares.
O ponto mais elevado do concelho situa-se no Alto do Talefe, com a altitude de 1262 metros.

Localização de Vieira do Minho e dos concelhos limítrofes

Todos os anos, por ocasião do mês de agosto, Vieira do Minho acolhe centenas de emigrantes que regressam à sua terra natal para gozar um merecido período de descanso. E, para receber os filhos da terra, a Câmara Municipal programa um conjunto de atividades onde impera a música e a diversão...
A Festa do Emigrante decorre nos dias 10 e 11 de agosto, na Praça Dr. Guilherme de Abreu e tem por objetivo proporcionar momentos de reencontro com as tradições e raízes da terra.

Vieira do Minho - YouTube

Pode conhecer melhor Vieira do Minho consultando a página da Câmara Municipal.

Amares é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Braga, região Norte e sub-região do Cávado.
É sede de um pequeno município com 81,95 km² de área e 18 889 habitantes (2011)1 , subdividido em 16 freguesias. O município é limitado a norte e nordeste pelo município de Terras de Bouro, a sueste por Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, a sul por Braga e a noroeste por Vila Verde.
O ponto mais alto do concelho situa-se no alto de Santa Isabel, com 901 metros de altitude, na freguesia de Santa Marta do Bouro.
Aqui nasceu o ilustre Grão-Mestre da ordem dos Templários, Dom Gualdim Pais, fundador das cidades de Tomar e Pombal, assim como o cantor e compositor António Variações na freguesia de Fiscal. Aqui viveu e morreu Sá de Miranda.

Freguesias do Concelho de Amares e concelhos limítrofes
Nossa Senhora da Abadia - Amares
O Santuário de Nossa Senhora da Abadia fica localizado na freguesia de Santa Maria de Bouro, concelho de Amares.
Consta-se que este santuário mariano foi construído entre o séc. VII e VIII sobre outro santuário designado Mosteiro das Montanhas.
No dia  15 de Agosto é o dia da romaria da Assunção de nossa Senhora da Abadia, no ultimo domingo de Maio é realizado a  peregrinação.
Conta a lenda que a imagem de Virgem Maria foi encontrada num penedo, depois de escondida para a proteger da invasão árabe.
Mosteiro de Santo André de Rendufe

Termas de Caldelas - Amares - Vídeo YouTube


Amares - Vídeo YouTube


Vila de Amares - YouTube

Póvoa de Lanhoso é uma vila portuguesa no Distrito de Braga, região do Norte e sub-região ...
É sede de um município com 134,65 km² de área e 21 886 habitantes (2011), subdividido em 22 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Amares, a leste por Vieira do Minho, a sul por Fafe e por Guimarães e a oeste por Braga.
Freguesias do Concelho de Póvoa de Lanhoso e concelhos limítrofes

Castelo de Lanhoso

Edificado num maciço rochoso do Monte do Pilar, a sua construção não se deve à vontade de nenhum rei, como é comum, mas sim ao arcebispo de Braga, por volta de 1071, para defesa da sede episcopal. 


Santuário de Nossa Senhora do Pilar é um santuário de devoção mariana situado no Monte do Pilar, muito perto do Castelo de Lanhoso, na Póvoa de Lanhoso.
Foi mandado construir e edificar, por um comerciante abastado, nos meados do século XVI, com ... pedras da muralha do antigo castelo.
Possui uma Via Sacra formada por cinco capelas, com esculturas relacionadas com a crucificação de Jesus Cristo.
Para conhecer melhor o concelho e as suas potencialidades, nada melhor do que consultar a página da Câmara Municipal.

Póvoa de Lanhoso - YouTube


Vila Verde é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Braga, região Norte e sub-região do Cávado.
É sede de um município com 228,67 km² de área e 47 888 habitantes (2011), subdividido em 33 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Ponte da Barca, a leste por Terras de Bouro, a sueste por Amares, a sul por Braga, a oeste por Barcelos e a noroeste por Ponte de Lima.



Localização de Vila Verde


Biblioteca Municipal - Vila Verde



Torre de Penegate - Concelho de Vila Verde


Vila Verde é uma região com uma ocupação humana bem antiga, com vários vestígios pré-históricos e castrejos por todo o concelho, como o Castro Barbudo ou a Citânia de S. Julião de Caldelas.





Vila Verde- YouTube


Situada no coração do Minho, Braga encontra-se numa região de transições de Este para Oeste, entre serras, florestas ... planícies e campos verdejantes. Terras construídas pela natureza e moldadas pelo Homem. Inserida na região do Minho, Braga é sede do distrito homónimo.


Localização do distrito de Braga e distritos limítrofes
(Concelhos atravessados pelo Rio Cávado)

O território bracarense pertence a duas bacias hidrográficas, a bacia hidrográfica do rio Cávado a Norte e a bacia hidrográfica do rio Ave a Sul. O rio Cávado, de caudal médio, é o elemento hidrográfico predominante a Norte, existindo também diversas ribeiras que desaguam neste. O território a Sul é marcado pelo rio Este e seus diversos afluentes, como o rio Veiga, todos de pequeno caudal. O solo, dado pertencer ao sistema montanhoso do Gerês e a sua proximidade ao Oceano Atlântico, é bastante rico em água.

Apresentando duas torres na fachada, o que a aproxima das grandes catedrais do românico português, foi, com o correr dos séculos, muito modificada: uma galilé de finais do século XV, fechada no século XVIII pela belíssima grade de ferro que o arcebispo D. Diogo de Sousa (1505-1532) fizera para proteger a capela-mor; e ainda, na frontaria, a grande pedra de armas do arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles (1704-1728), a edícula e o coroamento das torres, colocados no primeiro quartel de Setecentos.

Braga - Guimarães - Vídeo YouTube

Braga Iluminada - Vídeo YouTube

Barcelos é uma cidade portuguesa no Distrito de Braga, região do Norte e sub-região do Cávado, com cerca de 20 625 habitantes.
 O município é limitado a norte pelos municípios de Viana do Castelo e Ponte de Lima, a leste por Vila Verde e por Braga, a sueste por Vila Nova de Famalicão, a sudoeste pela Póvoa de Varzim e a oeste por Esposende.
O ponto mais elevado do concelho situa-se no alto de São Gonçalo, a 488 metros de altitude, na freguesia de Fragoso.
Barcelos desde cedo é uma cidade habitada por povos ... Aproximadamente no ano de 1177, Barcelos, pelas mãos de D. Afonso Henriques, recebeu a carta de foral... Já em 1928, Barcelos foi elevada a categoria de cidade.

Localização de Barcelos
No Centro Histórico de Barcelos, é, ainda hoje, possível observar e percorrer o velho casco medieval, bem preservado, e que por isso constitui uma singular paisagem urbana dotada de uma identidade única!

Constituiu-se em importante local de passagem para os peregrinos do Caminho Português de Santiago e para as grandes feiras que se realizavam em Barcelos desde a Alta Idade Média.
Muralha de Barcelos, da qual nos restou a chamada Torre de Barcelos
 (Postigo da Muralha ou Torre do Cimo da Vila)

Interior da Igreja Matriz de Barcelos
Sob a invocação de Santa Maria Maior, terá sido iniciada no século XIII, vindo a sofrer diversas transformações ao longo dos séculos...
Trata-se de uma igreja construída na transição do estilo românico para o gótico.
O interior é constituído por três naves, onde se destacam catorze painéis formados por diversos azulejos azuis e brancos setecentistas ... Existiam mais painéis, mas foram retirados durante as remodelações efetuadas no início do século XX.

Barcelos - Portugal - Vídeo YouTube


Esposende, onde desagua o rio Cávado.
Esposende foi elevada à categoria de Vila, por foral do rei D. Sebastião em 19 de Agosto de 1572.
A elevação da sede do município a cidade ocorreu em 2 de Julho de 1993.
A cidade é designada como "um privilégio da natureza", visto que encontra-se entre o mar, o rio, a planície e entre o Monte de Faro. O concelho de Esposende situa-se na costa atlântica, com 16 km de costa protegida pelas normas do Parque Natural do Litoral Norte. Grande parte do seu território é planície, delimitado a norte pelo rio Neiva e dividido ao meio pelo Rio Cávado.
Fão, na margem do Rio Cávado, próximo da foz. 


Freguesias do concelho de  Esposende e concelhos limítrofes


Localização de Esposende, na foz do rio Cávado

Castro de São Lourenço - Vila  Chã -Monte de Faro - Esposende


Menir de São Paulo de Antas - Esposende
Esposende é terra fortemente marcada pela presença do Homem ...

A mais antiga manifestação humana no concelho remonta ao Paleolítico, através dos instrumentos líticos que vão aparecendo nas imediações das antigas praias e ao longo das margens do Cávado.
No entanto, é a Cultura Megalítica aquela que mais marcas deixou, mormente no planalto de Vila Chã. Pelo III milénio a.C., os povos cujos interesses sócio-económicos privilegiaram a pastorícia, ergueram os menires e construíram os dólmens existentes no concelho e que contribuem para o enriquecimento cultural desta região.

Séculos volvidos, em plena Idade do Ferro, os povos acantonaram-se no cimo dos montes ou nos esporões que se debruçam sobre as linhas de água e aí construíram os seus povoados fortificados. Exemplo carismático é o castro de S. Lourenço, na freguesia de Vila Chã, tendo-se, mesmo, tornado no ex-libris do património de Esposende (...).





Esposende - Praia de Ofir
O estuário do Cávado e sapal associado, apresentam-se como um local estratégico para as aves migratórias que procuram nestas paragens um refúgio para o frio dos invernos mais rigorosos do Norte e Centro da Europa. O rio Neiva e suas águas límpidas, o verde do pinhal de Ofir e a vista deslumbrante que o monte de São Lourenço oferece sobre Esposende, são apenas alguns dos motivos de interesse do concelho em que a riqueza da paisagem natural e do património construído pela mão humana, como são o caso dos moinhos de ventos, os campos em masseira, as azenhas e os castros, conjugam-se numa harmonia única, constituindo paisagens de elevado valor cénico e ambiental e que confirmam Esposende como um dos mais belos concelhos da região Norte.

Do alto do monte de São Lourenço ou da Senhora da Guia, poderemos apreciar o recorte marítimo da nossa costa e o encanto das suas praias, a excelência das praias fluviais que marginam estes rios e o seu feliz encontro com a imensidão do Atlântico.


A operação Esposende “Cidade Natura” pretendeu alertar a população residente e visitante de Esposende para algumas questões ambientais, com vista à promoção de um ambiente de qualidade, na zona urbana e turística da cidade, para o qual todo e qualquer cidadão pode contribuir, procedendo à separação seletiva dos resíduos, à gestão eficiente de energia, promovendo o combate às alterações climáticas e à defesa da orla costeira, através de adoção de atitudes e comportamentos mais corretos.



Esposende - Vídeo YouTube



Aves no estuário do Rio Cávado - RTP (c) Vídeo YouTube







1 comentário:

  1. Ainda não fiz uma investigação profunda sobre o rio Cávado, um rio com história. Uma história dos lugares por onde passa e sinceramente fiquei contente com o que vi. Ao observar o castro que ainda não sei onde se localiza, vi algumas casas circulares restauradas e é a primeira vez que descubro neste país algo que foi preservado e restaurado, por isso dou os parabéns ao poder Local que se preocupa com o nosso passado cultural com a cultura que nos dá uma identidade como país no mundo globalizado em que estamos inseridos. e por essa sensibilidade tenho que sentir uma grande alegria e desejo que este exemplo se propague por todo o nosso país, porque ainda há muitos monumentos que podem ser salvos da ruína a que estão condenados. Obrigado.

    ResponderEliminar