A União Europeia escolhe todos os anos um tema de ação destinado a sensibilizar o cidadão europeu e a chamar a atenção dos governos nacionais para essa questão. Estes temas, durante um ano, estão no centro das preocupações das instituições europeias e dos Estados-Membros. Cada ano europeu é, assim, objeto de uma campanha de sensibilização a nível europeu e a nível nacional.
(Pode obter a resposta à questão pressionando o link)
As catástrofes naturais, as guerras e os conflitos podem ter efeitos devastadores nas populações civis privando-as dos elementos básicos de subsistência (como os alimentos ou a eletricidade), por vezes, de um dia para o outro. A ajuda humanitária assegura a sobrevivência das populações atingidas por uma crise, dando resposta a necessidades básicas: alimentação, abrigo, água potável e proteção física. A ajuda humanitária europeia é incondicional. Destina-se a todos os que dela precisam, independentemente da raça, etnia, religião, sexo, idade ou convicções políticas. É uma questão de dignidade humana, não de política.
Fonte: https://europa.eu/eyd2015/pt-pt (adaptação)
Ano europeu para o desenvolvimento - Vídeo YouTube
(Em Portugal) A embaixadora desta iniciativa é a atriz Cláudia Semedo. Ana Paula Laborinho, presidente do Camões I.P., disse que a ajuda a países desfavorecidos "não é uma despesa, é um investimento.
Cada mês vai centrar-se numa temática relacionada com os objetivos do milénio da ONU, que em 2015 serão reformulados, estando previstas conferências e prémios na área do desenvolvimento.
Fonte: http://observador.pt/2015/01/28/portugal-lanca-campanha-ano-europeu-para-o-desenvolvimento/ (adaptação)
Ano europeu para o desenvolvimento - Video YouTube
Ano Europeu para o desenvolvimento - Vídeo YouTube
Abertura do Programa Nacional - Câmara Municipal do Porto
Outros documentos de interesse:
Sem comentários:
Enviar um comentário