Foz do Rio Sado
O Sado ... é um rio português, que nasce a 230 metros de altitude, na Serra da Vigia, em Ourique e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico, perto de Setúbal. No seu percurso passa por Panóias, Alvalade e Alcácer do Sal, sendo a foz em frente a Setúbal. De (...) Alcácer do Sal até à foz desenvolve-se um largo estuário separado do oceano pela península de Tróia.
É dos poucos rios portugueses que corre de sul para norte (...)
O rio Sado não tem um grande caudal devido a vários fatores, destacando-se dois: o clima mais árido do Alentejo, onde se encontra a sua nascente; e o desnível, pequeno, entre a altitude da nascente e a altitude da foz.
No estuário do Sado habita uma população de golfinhos ... que tem resistido à invasão do seu habitat pelo homem (...)
A fundação de Ourique é tradicionalmente datada de 711, ano da entrada dos muçulmanos na Península Ibérica.
Localização do Alentejo - principais localidades
Rio Sado - da nascente à foz
A bacia hidrográfica do Sado tem a área de 7690 quilómetros quadrados, sendo a maior inteiramente portuguesa. Só o estuário tem a área aproximada de 160 quilómetros quadrados, com uma profundidade média de 8 metros, sendo a máxima de 50. O escoamento é forçado pela maré. O caudal médio do rio é de 40 metros cúbicos/segundo com uma variabilidade sazonal, chegando a valores inferiores a 1 metro cúbico/segundo no verão, a valores diários superiores a 150 metros cúbicos/segundo no inverno.
Ourique - YouTube
A Serra da Vigia é uma serra situada no sul de Portugal, mais concretamente no concelho de Ourique com uma altitude de 393 metros. É nas encostas viradas a norte e a cerca de 230 metros de altitude que se situa a nascente do rio Sado.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_da_Vigia (adaptação)
A importância geográfica e estratégica de Ourique e do seu território ... é reconhecida ao longo dos séculos, pelo que sempre desempenhou ... um importante papel militar e comercial, ao estabelecer ligação com o vale do Sado e com a serra algarvia.
Rio Sado, visto de Alcácer do Sal, da margem direita.
Rio Sado - YouTube
Panóias ... uma localidade que se dedica sobretudo ao setor primário, situada no cimo de um monte, com uma vista soberba sobre a paisagem circundante. Bem perto de Panóias, os visitantes podem apreciar toda a beleza e calma proporcionadas pela Barragem do Monte da Rocha, local privilegiado para a prática de observação de aves.
Em Santiago de Cacém, ao nível do património arquitetónico e monumental, destaca-se o Castelo de Santiago do Cacém, que fica sobranceiro à vila e que se singulariza pelos seus cubelos e pela barbacã ameada que circunda as muralhas,conservando o portal sul romano-gótico, e do qual se destaca a Igreja Matriz, fundada no século XIII pelos cavaleiros da Ordem de Sant'Iago e que sofreu alterações, no século XVI, em estilo manuelino.
Foi sede de concelho até 1834.
Em 1834 os Liberalistas tomam de vez o governo nacional e procedem a um redesenhar drástico do país. A reforma de Novembro de 1836 não só extinguiu o concelho de Alvalade, integrando-o em Messejana, como lhe retirou o título de vila .
(...) o rei deposto, parte, em 1 de Junho do ano de 1834, depois ter aqui pernoitado pela última vez em solo português, para o porto de Sines onde aguardava um navio inglês que o levaria de vez de Portugal.
A retirada do título de vila pode ... ter tido ... motivos políticos, como aconteceu a mais localidades, suspeitas de haverem sido pró-Miguelistas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alvalade_(Santiago_do_Cac%C3%A9m) (adaptação)
Altar Mor da Igreja Matriz de Alvalade
Fonte: http://www.sal.pt/m1_agenda_passeios/pp_campos_de_alvalade.shtml (adaptação)
A Ponte Medieval de Alvalade localiza-se sobre o antigo leito da Ribeira de Campilhas, na freguesia de Alvalade, concelho do Cacém. Provavelmente a sua origem é romana, recebendo obras de vulto no século XVI.
Fonte: https://apontementos.wordpress.com/bacias-hidrograficas-do-tejo-e-a-sul-do-tejo/bacia-do-rio-sado/
(A Ponte Medieval) É um dos monumentos mais interessantes de Alvalade e fez parte durante muito tempo de um sistema viário que, desde o período romano, permitia a ligação entre a cidade de Miróbriga e Pax Iulia (Beja com passagem por Vipasca (Aljustrel), eixo viário que não deverá ter perdido a sua importância durante o período medieval. Atualmente perdeu a sua função como principal meio de atravessamento da ribeira, constituindo no entanto um importante marco na paisagem, memória antiga do caminho que por ali passava.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Medieval_de_Alvalade (adaptação)
Feira Medieval - Alvalade do Sado - 2013
Localização de Alcácer do Sal - na margem direita do Rio Sado
Alcácer do Sal
Rio Sado, em Alcácer do Sal
Castelo de Alcácer do Sal (onde se encontra a Pousada D. Afonso II)
Alcácer do Sal é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região ... (do) Alentejo e sub-região ... do Alentejo Litoral (...)
Esta localidade foi elevada a cidade a 12 de Julho de 1997.
Alcácer do Sal é a localidade onde nasceu, em 1502, o matemático Pedro Nunes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alc%C3%A1cer_do_Sal (adaptação)
Alcácer do Sal: das origens aos nossos dias (DRECALLEN) - YouTube
É do rio que se tira o sustento de muitas famílias, a par da agricultura.
A serena paisagem circundante, premeia-nos com as suas lezírias, com as suas planícies, mas sobretudo com a riqueza singular do Estuário do Sado e toda a sua fauna e flora.
Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-alcacer-do-sal-14189 (adaptação)
Alcácer do Sal - YouTube
Tróia - Portugal
Tróia - Resort - Portugal
De Alcácer do Sal até à foz desenvolve-se um largo estuário separado do oceano pela península de Tróia.
(A Reserva Natural do Estuário do Rio Sado) área protegida, de uma riqueza enorme apresenta uma diversidade, que se estende da vegetação de água salgada que margina o estuário, do sapal aos lodos que juntamente com a dinâmica das marés são abrigo das inúmeras espécies que aqui se encontram.
(Fonte: http://litoral-alentejano.com/pt/patrimonio-natural/reserva-do-estuario-do-sado/ (adaptação)
Reserva Natural do Estuário do Sado
Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-reserva-natural-do-estuario-do-sado-16388 (adaptação)
A reserva está incluída na lista das Zonas Húmidas de Importância Internacional.
: http://www.sadoarrabida.pt/rio (adaptação)
A reserva está incluída na lista das Zonas Húmidas de Importância Internacional.
: http://www.sadoarrabida.pt/rio (adaptação)
Reserva Natural do Estuário do Rio Sado
A cidade está situada 32 km a sudeste de Lisboa, na margem norte da foz do rio Sado, e é ladeada a Oeste pela serra da Arrábida. A área urbanizada é de aproximadamente 10 km².
Setúbal, junto ao largo da Misericórdia
De acordo com os censos de 2011, o município de Setúbal tinha uma população em idade ativa de 58,514 pessoas, entre as quais 15,6% estavam desempregadas. Entre aquelas que tinham emprego, 1,6% trabalhavam no setor primário, 24,9% no setor secundário e 73,5% no setor terciário. Setúbal é destacável pelas indústrias de celulose, papel, cimento, fertilizantes, pesticidas, outros produtos fitofarmacêuticos, energia termoeléctrica, construção e reparação naval (...)
O Porto de Setúbal situou-se em 4º lugar entre os portos de Portugal, com 7,4% da carga movimentada no país.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Set%C%BAbal (adaptação)
Localização de Setúbal, a norte do estuário do rio Sado.
Setúbal - É Um Mundo - YouTube
Convento de Jesus
A Igreja Gótica apresenta um interior sumptuoso, e foi o primeiro ensaio no País de uma “igreja salão”, conferindo uma unidade do espaço, com as três naves abobadadas à mesma altura, permitindo uma iluminação uniforme do interior.
Fonte: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-igreja-convento-de-jesus-de-setubal-17285 (adaptação)
Azulejos do Convento de Jesus - Setúbal
Horizonte da Memória - Setúbal
Arrábida , proposta de candidatura a Património da Humanidade
O Parque Natural da Serra da Arrábida abraça uma extensão de mais de dez mil hectares, que surgem pelo litoral, desde Setúbal a Sesimbra. A sua constituição calcária e a sua formação milenar faz da Serra um exemplar único da vegetação mediterrânica primitiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário