sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Ano Jubilar da Misericórdia - 8/12/2015 a 20/11/2016

O Ano Jubilar da Misericórdia teve início em oito de dezembro de 2015 e o seu encerramento ocorreu no dia 20 de novembro de 2016.


Um jubileu extraordinário pode ser realizado em ocasião de um acontecimento de particular importância. Consiste num perdão geral, numa indulgência aberta a todos, e numa possibilidade de renovar a relação com Deus e com o próximo. Assim, o Ano Santo é sempre uma oportunidade para aprofundar a fé e viver com renovado empenho, o testemunho cristão.

O rito inicial do jubileu faz-se com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e também em todas as catedrais das dioceses, no mundo inteiro. Têm uma Porta Santa as quatro maiores Basílicas de Roma: São Pedro, São João Latrão, São Paulo Fora dos Muros e Santa Maria Maior
http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/ano-santo-da-misericordia-1096291http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/ano-santo-da-misericordia-1096291 (adaptado)


Vídeo Youtube - abertura , pelo Santo Padre da Porta Santa, em Roma
A Igreja está a viver o Ano Santo da Misericórdia, um tempo de graça, paz, conversão e alegria que abrange todos: pequenos e grandes, próximos e afastados. Não há fronteiras nem distâncias que possam impedir a misericórdia do Pai de nos alcançar, tornando-se presente no meio de nós. A Porta Santa já está aberta em Roma e em todas as dioceses do mundo.

"Este tempo precioso abrange também a vós, queridos adolescentes, pelo que me dirijo a vós para vos convidar a participar nele, a tornar-vos seus protagonistas, descobrindo-vos filhos de Deus" (cf. 1 Jo 3, 1). (Papa Francisco)
~

                                                             Vídeo YouTube - Hino oficial 
“A misericórdia e o perdão não podem ser meras palavras, mas têm de realizar-se na vida diária: amar e perdoar são o sinal concreto e visível de que a fé transformou os nossos corações e nos permite exprimir, em nós, a própria vida de Deus”,
“O Ano Santo não teria muita eficácia se a porta do nosso coração não deixasse passar Cristo que nos leva a avançar em direção aos outros, para o levar a Ele e ao seu amor”


"Esta Porta Santa, aberta (...) nas dioceses católicas dos cinco continentes, representa, segundo o Papa, o acolhimento que o próprio Deus reserva.
Assim também a nossa porta deve estar sempre escancarada, para não excluir ninguém”

"É meu vivo desejo que o povo cristão reflita, durante o Jubileu, sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais. Será uma maneira de acordar a nossa consciência, muitas vezes adormecida diante do drama da pobreza e de entrar cada vez mais no coração do Evangelho, onde os pobres são os privilegiados da misericórdia divina".
(Papa Francisco)


Qual é o efeito das obras de misericórdia?

No evangelho de Lucas, Jesus diz: “Dai, e dar-se-vos-à"

Em Mateus, Jesus diz;"Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia" (Mt.5, 7),

Ao seguir este ensinamento do Senhor, trocamos os bens temporais pelos eternos (...)


Sem comentários:

Enviar um comentário