Este blog foi criado com a intenção de facilitar a interação com os alunos na realização de trabalhos extra-aula.
Visa também reunir, no mesmo espaço, diversos recursos, de interesse geográfico.
Primeira encíclica do Papa Francisco - "Lumen Fidei"
Lumen Fidei(em latim), Luz da Fé (em Português), é a primeira encíclica do Papa Francisco, assinada emJunho de 2013, na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, quatro meses depois do início do seu pontificado. A encíclica centra a sua temática na fé, tendo também o contributo do Papa Bento XVI nas virtudes teologais, nomeadamente da esperança e da caridade.
O crente é transformado pelo Amor. São Paulo, apóstolo,depois do encontro com Jesus, no caminho para Damasco, afirma"Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim". (Gl.2,20)
Estrutura da Encíclica
💙Introdução(Sínteses do conteúdo. Metáfora da Luz)
💙I. Temos de acreditar no Amor.(cf.1Jn4,16) - teologia bíblica da fé
💙II. Se não acreditares, não compreendereis. (cf, Is 7,9)
(teologia sistemática: relação fé-verdade e fé-razão)
💙III. Transmito o que recebo.(cf. 1Co 15,3
(Transmissão da fé: confissão da fé; sacramentos, oração e decálogo)
💙IV.Deus prepara uma cidade para os crentes.(cf. Hb 11.16)
(Dimensão social da fé: bem comum; justiça; família; os que sofrem)
💙V. Corolário: A Virgem, ícone perfeito da fé.
"A fé nasce do encontro com o Deus vivo, que nos chama e revela o Seu Amor"
Papa Francisco
A luz da fé é o grande dom trazido por Jesus"Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim, não fique nas trevas."(Jo 12,46)
São Paulo exprime-se nestes termos"... porque o Deus que disse«... das trevas brilhe a Luz»,foi quem brilhou no nosso coração" (2 Cor.4,6)
"Jesus é um dom de Deus para nós. Se O acolhermos, também nós poderemos ser dom de Deus para os outros." Papa Francisco
"Bem aventurados os pacificadores porque serão filhos de Deus"
"Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça."
Deus é justo, não porque retribui conforme os méritos, mas porque (…) não faz aceção de pessoas, e "quer que todos os homens (todos os seres humanos) se salvem e cheguem ao conhecimento da Verdade" (1Tm 2,4)
Mãe da Igreja é um título, oficialmente dado à Virgem Maria, durante o Concílio Vaticano II, pelo Papa Paulo VI
Maria, mãe da Igreja e nossa mãe.
Andrea Bocelli a cantar "Amazing Grace", no Vaticano
"A música cria um ambiente que eleva a Palavra e o sentimento, até à sua última expressão humana, eleva o nosso coração e nos une aoDeus de toda a beleza e bondade".Cardeal Paulo Evaristo Arns (Cardeal brasileiro)
"Com o seu sim, Maria é a mulher que maior influência teve na História"Papa Francisco
Em Portugal, no dia 17 de Outubro de 1320 foi assinada em Coimbra a constituição diocesana que instituiu a festividade da Conceição de Maria, por D. RaimundoEvrard, bispo diocesano, há sete séculos;nesse mesmo ano, a 8 de dezembro, foi, pela primeira vez, celebrada, em Portugal, a Solenidade da Imaculada Conceição, na Sé Velha de Coimbra, que se tornou, então, o polo irradiador deste dogma mariano, daquela que, a 25 de março de 1646, viria a ser consagrada Rainha e Padroeira de Portugal.
A Imaculada Conceição caracteriza a espiritualidade dos portugueses que, durante séculos, foi celebrado (a 8 de dezembro) como "Dia da Mãe" e João Paulo II incluiu, no seu roteiro da visita pastoral de 1982, dois santuários que unem o norte ao sul de Portugal:Vila Viçosa, no Alentejo e Sameiro, no Minho (Braga). O dia 8 de Dezembro, transcende o "Dia Santo" dos católicos e engloba também acomemoração da independência de Portugal, que o dia1 de dezembro, retoma. O feriado a 8 de dezembro é religioso, mas é também celebrativo da cultura, da tradição e da espiritualidade, da alma e da identidade do povo português.
Por:José Aníbal Marinho Gomes (excerto)
Vídeo (longo) sobre os 700 anos do culto da Imaculada Conceição,
em Portugal.
"Avé Maria" - André Rieu e Mirusia (duração do vídeo - 5.27 min.)
"Quem canta, reza duas vezes"
Quanta sabedoria nesta frase de Santo Agostinho!
Através da oração, cantada, sentimo-nos mais próximos de Deus.
Bíblia Sagrada
O Livro de Referência dos Cristãos
Bíblia Sagrada
(breve apresentação - 9 minutos)
"Aquele que não nascer da Água, do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus".
(Frase de Jesus, citada no vídeo, que tem uma duração de 5 minutos)
A fé em Deus, dá-nos um novo nascimento.
A Oração facilita a intimidade com Deus
Salmo da Intimidade com Deus (excertos)
Quem poderá, Senhor, habitar o Teu santuário?
💙
Quem poderá habitar na Tua morada santa?
Aquele que leva uma vida sem mancha;
(que) pratica a justiça e diz a verdade, com todo o coração.
Aquele, cuja língua não levanta calúnias, nem causa prejuízo a ninguém.
Aquele que despreza o que é desprezível, mas estima os que seguem o Senhor.
Aquele que não falta à palavra, mesmo em seu prejuízo.
Aquele que não faz usura, nem se deixa subornar contra o inocente.
Felizes os puros de coração porque verão a Deus.
A música cria um clima festivo e comunitário. Por meio do canto, a palavra pode chegar a ter uma força comunicativa muito maior, ganhando expressividade ebeleza (...) O quea Igreja busca com a música não é só o prazer estético, mas a elevação espiritual que tanto ajuda a alma a elevar-seda ordem sensível à ordem da graça (...) criando um clima propício à oração.
(adaptado de https://www.a12.com/redacaoa12/musica/a-importancia-da-musica-na-igreja)
Ressurreição é ressurgir, é renascer do espírito, para receber um corpo incorruptível, tal como o de Cristo, conforme nos transmitiu o Apóstolo São Paulo"Todos os que se deixam guiar pelo Espírito, esses é que são Filhos de Deus" (Rm8.14)
O Senhor Ressuscitado aparece aos Apóstolos
(vídeo com 2,18
min)
.
domingo, 6 de dezembro de 2020
"Laudato si", em português, "Louvado Sejas" tendo como subtítulo "Cuidado da Casa Comum", publicada em 18 de Junho de 2015, é a segunda encíclica publicada pelo Papa Francisco, após a publicação deLumen fidei, em 2013, em que o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsávele faz apelo à mudança e à unificação global, para combatera degradação ambiental e as alterações climáticas.
O título da encíclica corresponde às primeiras palavras do documento "Laudato Si, mi Signore", uma citação do Cântico das Criaturas de Francisco de Assis.
"Cântico das criaturas"- de Francisco de Assis -por Maria Betânia
No cântico,Francisco de Assis compara a Terra,"a nossa casa comum" a umairmã com quem partilhamos a existência, a uma boa mãe que nos acolhe nos seus braços.
O cântico deFrancisco de Assis é uma oração, em forma de poema, permeada por uma visão da natureza, como reflexo da imagem do Criador, daí derivando um sentido de fraternidade entre o Homem e a criação divina, em oposição ao distanciamento, desprezo, pelo mundo terreno.
O Papa Francisco "condenaaincessanteexploração e destruição do ambiente, aapatia, aprocura de lucro de forma irresponsável, acrença excessiva na tecnologiae afalta de visão política.
O Papa Francisco afirma que "as alterações climáticas são um problema global com implicações graves, ambientais, económicas, políticas e dedistribuição de riqueza. Representam um dos principais desafios que a humanidade enfrenta nos nossos dias e lança o alerta para a "destruição sem precedentes, dos ecossistemas,com graves consequências para todos nós, se não forem realizados esforços de mitigação, em tempo útil.
Também no vídeo (que antecede este texto), Viriato Soromenho Marques, filósofo, ambientalista e professor universitário, alerta para os riscos de calamidades e catástrofe climática, pior do que a pandemia que, neste momento, nos atinge. O professor comenta o quinto aniversário da encíclica "Laudato Si" que considera chave, para ganhar "guerra", pelo futuro.
Para o professor universitário, é do interesse de todos e de cada um, que a saída da pandemia seja uma saída que incentive a resposta à crise ambiental e climática.O que está em causa é,no fundo, a própria imagem de nós mesmos, como seres humanos.
Com amizade social, não haverá guerras (…) Não se sabe dialogar, grita-se (…) Não há amizade social, sem escutar o outro (…) A nossa vocação é a harmonia, a fraternidade, a amizade social (…)Excertos doPapa Francisco
O Papa Francisco deixou-se inspirar por Francisco de Assis propondo um caminho de fraternidade - um documento sobre a fraternidade e a amizade social
Depois da Encíclica "Lumen Fidei" em 2013 e da "Laudato Si" em 2015, Francisco dirige-nos um grande desafio em 2020 "Frattelli Tutti". O desafio da fraternidade proposto por Jesus"Amar o próximo como a mim mesmo"
Vídeo com imagens e pensamentos alusivos à encíclica "Frattelli Tutti" que nos interpelam.
“Colocar-se ao serviço do próximo, não significa somente estar prontos para a ação.É preciso
também dialogar com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria.
Ela ouviu o
que o Anjo dizia e depois respondeu
”Faça-se em mim, segundo a Vossa Palavra"
salienta o Papa Francisco (...)
O importante é descobrir aquilo que o Senhor espera de nós e ter a
audácia de dizer «sim»."
O Panamá localiza-se na América Central, fazendo fronteira com a Costa Rica e a Colômbia, como se pode constatar na imagem e no vídeo, que nos dá uma breve panorâmica sobre o Panamá.
A XXXII Jornada Mundial da Juventude (JMJ Panamá 2019) decorreu na Cidade do Panamá e foi anunciada pelo Papa Francisco em 31 de julho de 2016 (...) Foi realizada, pela primeira vez, na América Central,, entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019.
Tema e lema
"Eis a serva do Senhor; "Faça-se em mim segundo a Vossa Palavra" (Lc 1,38),
foi o tema da Jornada, anunciado em 22 de novembro de 2016, e teve como eixos principais a
"Virgem Mariae a Vocação"
O Papa Francisco disse aos jovens:
«Sei que, para chegar aqui, não foi nada fácil. Conheço os esforços, os sacrifícios que fizestes para poderdes participar nesta Jornada. Muitos dias de trabalho e dedicação, encontros de reflexão e oração,cuja recompensa é, em grande medida, o próprio caminho.
O discípulo não é apenas aquele que chega a um lugar, mas quem começa, com decisão, quem não tem medo de arriscar e pôr-se a caminho.»
Excerto da comunicação do Papa Francisco aos jovens,
O Papa presidiu o momento com os jovens reclusos.
Ele destacou o Evangelho de São Lucas (Lc 15,2) na homilia, quando os fariseus e escribas tentavam desqualificar Cristo por se sentar à mesa, junto com aqueles que eram considerados pecadores.
Jesus não tem medo de se aproximar daqueles que, por inúmeras razões,
carregavam o peso do ódio social (...)
Ele faz isso porque sabe que, no céu, há mais alegria por um só pecador convertido do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. [...].
Comendo com publicanos e pecadores, Jesus quebra a lógica que separa, exclui, isola e divide falsamente entre bons e maus.
( Excertos da homilia do Papa, aos internos de Las Garzas)
Via Sacra
Já no período da noite, a Via Sacra, (...) na sua reflexão, o Pontífice afirmou:
O caminho de Jesus para o Calvário é um caminho de sofrimento e solidão que continua nos nossos dias. Ele caminha e sofre em tantos rostos que padecem a indiferença (...) da nossa sociedade que consome e se consome, que ignora e se ignora, na dor de seus irmãos. [...].
Também nós, amigos do Senhor, nos deixamos levar pela apatia e inatividade. Tantas vezes nos derrotou e paralisou o conformismo! Foi difícil reconhecer o Senhor, no irmão sofredor: desviámos o olhar, para não ver; refugiamo-nos no barulho, para não ouvir; tapamos a boca, para não gritar.
É mais fácil estar próximo a quem é considerado popular e vencedor.
O Papa Francisco iniciou o seu dia com a missa de encerramento da JMJ. (...)
O Pontífice convidou os jovens a assumirem o seu "chamamento missionário agora, e não no futuro, seguindo o exemplo de Maria que disse "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra'."
No fim da missa, o Papa (...) despediu-se dos peregrinos,fazendo o anúncio do local da próxima JMJ, (...) que se realizará em Lisboa, Portugal. Antes de dar as jornadas do Panamá apelou aos jovens nestes termos:
A vocês, queridos jovens, um grande ‘obrigado’!
A vossa fé e alegria fizeram vibrar o Panamá, a América e o mundo inteiro.
Estamos a caminho: continuai a caminhar, continuai a viver a fé e a partilhá-la.
Não vos esqueçais que não sois o amanhã, não sois o ‘entretanto’, mas o agora de Deus.
Excerto (s) da homilia do Papa Francisco na missa de encerramento da JMJ 2019
Vídeos alusivos ao local da próxima JMJ, anunciado pelo Papa Francisco,que se realizará emLisboa, Portugal
Lisboa, Portugal, será a próxima cidade anfitriã da JMJ
Palavras de congratulação do cardeal D. Manuel
Concurso para o Hino e o logo da JMJ - Lisboa
Bispo para a organização da JMJ 2022 (3 minutos - 01-03-2019
O Papa Francisco anunciou os temas escolhidos para o itinerário de três anos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que culmina com a celebração internacional do evento, a decorrer em Lisboa.
Cidade do Vaticano, em 22 de junho de 2019 (Ecclesia)
Os temas têm em
comum o convite aos jovens a “levantarem-se”,
a apressarem-se para viver o chamamento do Senhor e para anunciar a Boa Nova,
como Maria o fez, depois de ter
pronunciado o seu “aqui estou”.
O verbo “levantar-se” no texto original de
São Lucas tem também o significado de “ressuscitar”,
“acordar para vida”.
A próxima edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai ter lugar em Lisboa, foi adiada um ano, para agosto de 2023, devido à pandemia de Covid-19, anunciou (...) a Santa Sé.
JMJ Lisboa 2023 já tem um logótipo (como se pode visualizar no vídeo que se segue) para que os jovens não se acomodem e não deixem o futuro nas mãos dos outros. O lema da JMJde Lisboa retoma uma frase relativa à mãe de Jesus "Maria levantou-se e partiu apressadamente." (Lc 1,39)