Acerca de mim

Este blog foi criado com a intenção de facilitar a interação com os alunos na realização de trabalhos extra-aula. Visa também reunir, no mesmo espaço, diversos recursos, de interesse geográfico.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Torre de Belém (Lisboa)


Torre de Belém

A Torre de Belém, localizada na margem direita do Rio Tejo, em Lisboa, foi considerada, pela UNESCO, Património Cultural de toda a Humanidade, em 1983.

O arquiteto da obra foi Francisco de Arruda, que iniciou a construção em 1514 e a finalizou em 1520.

Parte da sua beleza reside na decoração exterior, adornada com cordas e nós esculpidas em pedra, galerias abertas, torres de vigia no estilo mourisco e ameias em forma de escudos decoradas com esferas armilares, a cruz da Ordem de Cristo e elementos naturalistas, como um rinoceronte, alusivos às navegações.
A Torre de Belém foi construída em homenagem ao santo patrono de Lisboa, S. Vicente.




Construída estrategicamente na margem ... do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel, uma síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e os primeiros dispositivos aptos para resistir ao fogo de artilharia.
(adaptação)

Baluarte da Torre de Belém


Na estrutura da Torre de Belém podemos distinguir duas partes: a torre, propriamente dita, ainda de tradição medieval, mais esguia e com quatro salas abobadadas, e o baluarte, de concepção moderna, mais largo e com a sua casamata onde, a toda a volta, se dispunha a artilharia. É a este local que o visitante tem acesso directo, quando entra pela porta principal da Torre de Belém.

Os vídeos que se seguem são um convite a uma visita à Torre de Belém, em Lisboa.





Sem comentários:

Enviar um comentário